terça-feira, 23 de novembro de 2010

O trânsito em Brasília: o problema estrutural das vias

O Correio Braziliense de ontem, 22, trouxe uma reportagem sobre falhas na construção de avenidas aqui em Brasília. Um texto útil (sim, o CB de vez em quando consegue) que mostra pontos da cidade onde os engenheiros (?) erraram feio na concepção de partes de algumas avenidas. São curvas e alças de viadutos com erros de elevação, de ângulo entre outros. As respostas dos órgãos (in)competentes são as mais hilárias possíveis. Quando respondem, afirmam que os "acidentes só ocorrem na época de chuva eu que não há falhas". Bom assim, não?

Costumo dizer entre amigos que o pessoal da responsável pela engenharia de tráfego aqui em Brasília nunca chegou nem perto de uma escola de engenharia, mas são formados em cursos como Letras, Jornalismo etc. É um absurdo a quantidade de erros primários nas nossas vias. Primeiro que aqui nenhum deles ouviu falar em onda verde nas avenidas. Aquela sincronia entre semáforos que faz com que todos abram praticamente ao mesmo tempo, garantindo melhor fluidez ao trânsito. Algo óbvio em qualquer cidade, coisa difícil de aplicar aqui. Além disso tudo, há estreitamentos de pista inexplicáveis. A pista simplesmente acaba e tranca o trânsito, assim, do nada, sem necessidade nenhuma.

Enfim, como sempre digo, os engenheiros de tráfego aqui da Capital passaram longe das escolas de engenharia. Só pode. E como se não bastasse, os motoristas também não ajudam muito.

Nenhum comentário: